sábado, 31 de janeiro de 2015

As Origens do Teatro Musical.

O teatro musical é uma forma de teatro que emprega três tipos e arte: a música, a dança e a representação numa performance sustentada e convincente. É uma produção musical que utiliza canções do estilo popular e diálogos falados.

Ninguém sabe ao certo onde e quando é que isto começou mas já na Grécia Antiga existiam peças com canções realizadas em homenagens as deuses, em Roma as comédias que incluíam canções e coreografias mas a música desta época já não se faz o que nos impossibilita de qualquer influência directa ao desenvolvimento do teatro musical moderno.
A primeira obra que se aproxima deste contexto é uma burletta chamada The Beggar’s Opera ( A Ópera do Mendigo). Composta em 1728 por John Gay em Inglaterra com canções populares da época e novas letras, fala-nos de um enredo satírico sobre cidadãos respeitáveis que não eram melhores que os ladrões. Mas são as operettas francesas e as vienenses dessa altura (séc.XVIII) que podem ser consideradas uma das raízes do Teatro musical.Os primeiros musicais a alcançar popularidade internacional foram as obras satíricas de Jaques Offenbach e as comédias românticas de Johann Strauss II.

Para o final do século, na década de 80, foi em Inglaterra que surgiram grandes obras que ainda hoje ouvimos e assistimos. Desses grandes musicais contam-se o Cats, Fantasma da Ópera, Les miserables entre outros.


17 comentários:

  1. Completamente apaixonada por teatro musical ! 😍🎶♥

    ResponderExcluir
  2. Conhecimento nunca é demais, excelente matéria! !!

    ResponderExcluir
  3. Os Miseráveis de 2102 é um ótimo filme, tenho curiosidade de ver no teatro também.

    ResponderExcluir