quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Cinema - Filme Mudo
Um filme mudo é um filme que não possui a trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executados no momento da exibição. Nos filmes mudos para o entretenimento, o diálogo é transmitido através de gestos suaves, mímica (em inglês: pantomime) e letreiros explicativos.
A ideia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga quanto o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 20, os filmes eram mudos em sua maior parte, devido à inexistência de tecnologia para tornar isso possível. Os anos anteriores à chegada do som ao cinema são conhecidos como "era muda" ou “era silenciosa” entre os estudiosos e historiadores. Considera-se que a arte cinematográfica atingiu a maturidade plena antes da substituição dos filmes mudos por "filmes sonoros" e alguns cinéfilos defendem que a qualidade dos filmes baixou durante alguns anos, até que o novo meio sonoro estivesse totalmente adaptado ao cinema. A qualidade visual dos filmes mudos - especialmente aqueles produzidos na década de 1920 - muitas vezes foi alta. No entanto, há um equívoco extensamente divulgado sobre esses filmes serem primitivos e mal assistíveis para os padrões modernos[1] . Este equívoco resulta de filmes mudos sendo reproduzidos na velocidade errada e em estado deteriorado. Muitos desses filmes mudos existem apenas em cópias de segunda ou terceira geração, muitas vezes copiadas do estoque de filmes já danificado e negligenciado.
Cinema mudo no Brasil
No Brasil, o inventor Hercule Florence é considerado o precursor brasileiro da fotografia. Observando o descolorimento que sofriam os tecidos expostos à luz do sol e informado pelo jovem boticário (e futuro botânico) Joaquim Correia de Melo das propriedades do nitrato de prata, deu início às suas investigações sobre fotografia. Suas primeiras experiências com a câmera obscura datam de janeiro de 1833 e encontram-se registradas no manuscrito “Livre d'Annotations et de Premier Matériaux”. Mais de 150 anos depois, o exame detalhado desse manuscrito por Boris Kossoy levou-o a comprovar o emprego pioneiro de Florence da palavra "photographie", pelo menos cinco anos antes que o vocábulo fosse utilizado pela primeira vez na Europa[26] .
Em São Paulo, em 1889 chega a “lanterna mágica”, que ficou conhecida como “A Maravilha do Século”, trazida do exterior por Benjamin Schalch, que apresentava imagens com movimentos.
O cinema mudo no Brasil inicia em 19 de junho de 1898, com os equipamentos e filmes trazidos para o Brasil pelos irmãos Afonso Segreto e Pascoal Segreto, que ao chegar na Rio de Janeiro imediatamente iniciaram a fazer imagens, no próprio porto. Os Segretos foram, portanto, os pioneiros na captação de imagens em movimento no país, filmando eventos e cerimônias. Destaca-se, entre tais documentos, a visita do Presidente Prudente de Moraes, em 5 de julho de 1898. Em 13 de fevereiro de 1898, o médico José Roberto de Cunha Sales realiza uma das primeiras exibições do cinematógrafo em São Paulo. Em São Paulo, a primeira filmagem foi feita por Afonso Segreto em 20 de setembro de 1899, em uma celebração da colônia de imigrantes italianos[27] .
Atualmente, os pesquisadores consideram que os primeiros filmes realizados no Brasil foram "Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara" [28] [29] , "Chegada do trem em Petrópolis" [30] , "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí" [31] e "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_mudo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande Charlie Chaplin. O rei do cinema mudo
ResponderExcluirREI MESMO! ALI SABIA FAZER ARTE.
ExcluirArte muito bonita de assistir e entender.
ExcluirSempre dei mta risada c charlie chaplin!!
ResponderExcluirO mais engraçado era que ele não falava nada, só a cara e os gestos fazia todo mundo se matar de rir,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTAMBÉM JÁ DEI MUITAS RISADAS COM ELE INCRIVEL NÃO É SEM NEM FALAR NADA.
ExcluirEu acho muito legal como era o cinema mudo antigamente ainda mais com Charlie Chaplin!!!!!
ResponderExcluirSim, imaginando que essa era a tecnologia máxima da época e até hoje é lembrado.
ExcluirE antigamento era mais difícil fazer filme neh hj em dia tem tecnologia q n acaba mais mais ainda sim e muito engraçado os filmes
ExcluirEu amoo o cinema, ♥♥
ResponderExcluirTbm amo cinema cah na verdade amo filme kkkkkk qualquer um e muito bom assistir filme e cada um tem sua maneira de prender os que assistem imagino como deve ter sido difícil na época do cinema mudo
ExcluirA maioria era de comédia imagino, então as pessoas se prendiam para assistir.
Excluirtambém amo muito cinema de todos os gêneros e formas...
ExcluirPooooooow era massa já assistir vários filmes assim
ResponderExcluirCharlie chaplim sempre o melhor eu adoro aquele q fala do trabalho dou muita risada deveria fazer alguns filmes assim hj em dia
ResponderExcluiracredito que hoje não ia fazer o sucesso do passado, Daniel, com tanta tecnologia as pessoas não iam gostar muito.
ExcluirLegal, gostei da matéria. Cinema mudo é muito engraçado, as pessoas davam risada e o cara nem falava nada, só de andar o povo ria, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirverdade mozi! kkkkkkkkkkkkkkk, isso que é interpretação, não precisava abrir a boca para arrancar gargalhada das pessoas. gostei.
ExcluirNunca assistir então não tem como falar, mas que é estranho é. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirUsar somente o corpo para mostrar um personagem não deve ser fácil. Tenho grande admiração a quem consegue.
ExcluirCom toda essa tecnologia de agora nem lembrava mais que isso existia, kkkk, mas adorei saber um pouco mais do cinema mudo.
ResponderExcluirVerdade, Jéssica, mas é muito importante saber como tudo começou e como fazia muito sucesso na época.
ExcluirCharlie Chaplin era um mito! Parabéns pela matéria mile.
ResponderExcluirParabéns, meninas, matéria de hoje muito interessante e que desperta interesse em conhecer mais a fundo.
Excluiradorei a matéria! Charlie Chaplin era o cara! kkkkkkkk, cinema mudo teve seu auge! Mas hoje em dia não dá né?
ResponderExcluirclarooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo que não, kkkkkkkkkkkkkkkkkk pense agora todo mundo calado no cinema, kkkk ia ser ilário.
ExcluirNão deve ser uma coisa muito legal para assistir, sem som e nem música? kkk, mas naquela época só tinha isso então para eles devia ser legal.
ResponderExcluirimagina isso hoje? ia ser um tédio ir para o cinema kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirMATERIA INTERESSANTE MAMAY, GOSTEI! CINEMA MUDO ERA BEM ENGRAÇÇADO.
ResponderExcluirMeninas vocês foram a fundo na história do cinema, parabéns! Charlie Chaplin um ícone para cultura.
ResponderExcluirlegal a matéria gostei bastante cinema mudo é engraçado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAprecio muito!!!
ResponderExcluir