segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Expressão corporal

A Expressão Corporal está associada hoje a diversas práticas corporais, tanto no campo de conhecimento em dança, quanto de comunicação, neste último sob a perspectiva da comunicação não-verbal ou linguagem corporal. Por ser uma expressão muito utilizada em nossa atualidade, por ter conquistado as salas de aula dos cursos de graduação em dança e teatro, é preciso traçar um pequeno histórico da inserção desse termo no universo das artes cênicas para que possamos compreender sua definição. Para isso, o texto se baseia nas principais ideias discutidas sobre Expressão Corporal, desenvolvida pelos artistas que iniciaram esse trabalho no Brasil, na década de 60, Angel Vianna e Klauss Vianna, e na Argentina, a partir dos anos 50, por Patricia Stokoe.
 Acredita-se que essas figuras da dança são de significativa importância no desenvolvimento e pensamento sobre a Expressão Corporal no Brasil e no mundo.

Klauss Vianna, considerado o introdutor da Expressão Corporal no Brasil, desenvolveu seu trabalho principalmente na história do teatro brasileiro, com a preparação corporal de atores que passarem a ter consciência das possibilidades de seu corpo como expressão, para além das falas e dos gestos triviais. Na tentativa de elaborar um conceito ou definir uma técnica, Klauss assina um documento datilografado (sem data) com título “Expressão Corporal”, em que é possível ter acesso ao pensamento desenvolvido por ele em relação a este tema específico. Para Klauss, a tomada de consciência de nossas emoções é inseparável das tomadas de consciência corporais, refletindo na imagem de nosso corpo, a imagem de nosso interior.

Klauss, que também era um pesquisador da anatomia humana, alega que o corpo possui reações a estados físicos e psíquicos que estão muito vinculadas a nossa própria musculatura, a maneira como ela se organiza e funciona. Ele começa descrevendo a movimentação corporal que se faz ao se ter medo ou sentir-se ameaçado, em que toda a musculatura se contrai com a finalidade de proteger os órgãos vitais.













Nenhum comentário:

Postar um comentário