sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Trilhas Sonoras

O que seriam das novelas, peças de teatro e filmes sem o requinte das trilhas sonoras? Tão emocionante quanto um beijo roubado é ouvir a canção por trás de uma cena de amor. Na vida real ou na ficção, as trilhas sonoras marcam época. Ajudam a embalar sonhos românticos, abrandam angústias, a ira dos rivais, realçam aventuras, suavizam cenas e fazem a gente viajar por meio dela: a música. Autor de uma obra grandiosa em volume – cerca de 400 canções - e qualidade, Tom Jobim compôs inúmeras trilhas sonoras para o cinema e para televisão. Tudo começou no teatro, quando a peça “Orfeu da Conceição” (1956), de autoria dele e do parceiro Vinicius de Moraes, foi adaptada para o cinema, em 1958. Tom compôs nova trilha para o filme “Orfeu do Carnaval” de Marcel Camus, uma produção franco brasileira que ganharia a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Tom Jobim assinou também a trilha sonora de um dos clássicos do cinema novo: “Porto das Caixas” de Paulo Cesar Sarraceni, de 1962. A música dele, “Derradeira Primavera” é tocada no filme em versão instrumental. Na década de 1980, destaque para dois trabalhos importantes: a trilha sonora de “Gabriela”, uma superprodução com Sônia Braga e Marcello Mastroianni. Tom e Gal Costa cantam o “Tema de amor de Gabriela e, em parceria com Chico Buarque, a trilha de “Para Viver um Grande Amor”, filme de Miguel Faria Júnior. No filme, Elba Ramalho canta a música “Violeira” de Tom e Chico Buarque.

28 comentários:

  1. Gosto muito de musica e musica de novela principalmente marca neh?eu e mayana estavamos assistindo o dvd de daniel e ela lembrou da musica "estou apaixonado" que ela nem lembra da novela so da musica kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shuahsuahsuahsua eu conheço a musica a novela não é da minha epoca mais tem a novela laços de familia eu acho que tinha a musica da carolina dickman que ela raspava a cabeça ela so chorou quando tocou a musica

      Excluir
    2. essa da carolina dickman relamente não tinha uma pessoa que não escultasee e lembrasse da cena foi muito forte

      Excluir
    3. a de jamile é a musica beijinho doce essa eu tenho certeza que marcou ela pq ela n para de cantar

      Excluir
    4. essa da carolina dickman acho que a que o povo mais lembra por ela ter dado entrevista dizendo isso que ela chorou quando tocou a musica e foi muito forte pra ela

      Excluir
    5. essa é a que eu mais lembro foi relamente muito emocionante e é uma trilha em ingles neh eu me lembro que minhamãe chorava feito criança sahuhsuahsuahsuahsua

      Excluir
    6. foi muito emociante mesmo e essa musica mesmo eu tenho até hj no meu celular e na epoca eu comprei o cd por causa dessa musica que é Love by Grace de Lara Fabian

      Excluir
    7. EU VI TODAS ESSAS NOVELAS E AS MUSICAS TOCAVA DIRETO NAS RADIOS

      Excluir
  2. eu particularmente acho que é a graça da cena é a musica que dá uma coisa a mais pra cena musica é musica neh

    ResponderExcluir
  3. é verdade dani musica dá um tchan a cena e logo faz sucesso neh ter uma musica em uma novela é sinonimo de sucesso não tem jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a é mesmo por isso que o sonhos dos cantores é ter sua musica na novela o malta por exemplo fez o programa e a musica entrou logo na novela por isso ninguem esqueceu eles eespero que continuem assim

      Excluir
  4. Existem musicas que marcam ateh hojee!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade dinoooooooo eu queria saber como eles escolhem esse tipode musica pra pode marca mesmo o telespctador pq no teatro é mais instrumental pra da aquela coisa acena mais na novela deve ser dificl escolher musica

      Excluir
    2. deve ser muito dificil a escolha neh pq tem que tocar os que assistem e os atores pra ajudar na hora da cena deve ser uma escolha de meses sei la e tbm tem as trilhas em ingles neh pq normalmente é nacional e internacional

      Excluir
    3. a podes crer deve ser uma escolha bem dificil pq tem que encaixar na cena com o jeito de ser do personagem enfim com tudo tem que ser uma uniao mesmo

      Excluir
  5. aaain eu amo musica ainda mais de novela que marca mesmo pq fica tocando toda hora eu baixo quase todas *--------* amo muito

    ResponderExcluir
  6. é verdade é vai marca pra sempre pq é muito bom ouvir e lembrar de alguma coisa e marca nossa vida tbm neh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo marca a novela ou o filme ou a peça e alem de tudo marca nossa vida

      Excluir
    2. é verdade daniel acaba marcando a nossa vida nossa historia as musicas de novela e eu gosto muito tenho um cd de trilha sonoras antigas das novelas e é muito boa

      Excluir
    3. nossa acho que toda trilha sonora é um pouco minha esculto direto choro do risada canto

      Excluir
  7. é muito boa mesmo as trilhas sonoras pq ainda mais em novelas pq a gente ja se identifica com a cena ai quando coloca a musica pronto ja se identifica com a musica tbm e musica a gente ouve o tempo todo

    ResponderExcluir
  8. aaain gente que lindo esse post eu amo musica eu amo as trilhas sonoras amo novela amo filme amo peça e vcs colocaram tudo em um post so *-*

    ResponderExcluir
  9. queria parabenzar vcs por ter dado tanta informação legal nesses dias mayana sabe que eu amo e que cobro a ela todo dia infelizmente n deu pra comentar todo dia mais sempre que posso to ai parabens ao parabolando que permitiu isso eeeee voltando ao post Tom Jobim é um grande artista fez varias trilhas sonoras e eu esculto até hj adorei

    ResponderExcluir
  10. EU GOSTO MUITO DAS MUSICAS DE NOVELA E DAS NOVELAS É MUITO BOM GOSTEI MAMAY

    ResponderExcluir
  11. eu gosto das musicas e apesar de não assistir muito novela eu conheço as musicas pq toca nas radios e sempre tem alguem cantando

    ResponderExcluir
  12. As trilhas sonoras ajudam muito as novelas serem melhor ainda, dá emoção, suspense e muito mais muito legal!!!!

    ResponderExcluir
  13. Trilha sonona ajuda bastante desenvolvimento da cena muito bom , sem falar que música é muito bom

    ResponderExcluir
  14. Música de boa qualidade é sempre bem vinda .

    ResponderExcluir