quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Os 30 anos do axé









Lembram-se de "Fricote" ? Aquela música que dizia assim: "... pega ela aí, pega ela aí. Pra que? Pra passar batom, que cor? Violeta. Na boca e na buchecha ...". ela é considerada um marco na música baiana, a canção que inaugurou o axé musica. Criada por Paulinho Camafeu e interpretada por Luiz Caldas. Fricote conquistou a Bahia e ,em pouco tempo, o país. Em 85, Luiz Caldas liderando a banda Acordes Verdes, que tinha Carlinhos Brown na percussão, abriram as portas para a turma da pesada.

Sarajane ("Abre a rodinha"), Gerômino ("Eu sou negão"), Banda Reflexus ("Madagascar"), Cid Guerreiro, Banda Mel, Olodum, Chiclete com Banana, Asa de Águia entre outros, começavam a descer dos trios para ganhar os palcos. Luiz Caldas lembra que a origem da axé music está no tropicalismo de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Mas distancia-se do movimento ao afirmar que a grande contribuição do axé não é musical.
"Alegria é o grande segredo de nossa música, o descompromisso é fundamental". No início da década 90 a música baiana ganhava novas caras, Ricardo Chaves (com a música "É o Bicho") e Daniela Mércury (com o "Canto da Cidade") consolidaram o ritmo e quebraram as últimas resistências do sul do país. As rádios, que eram dominadas pela música estrangeira começaram a dar prioridade para o artista nacional. No embalo do axé, vieram os sertanejos, os pagodeiros, etc. O ritmo ganhou novo fôlego com a inclusão do samba de roda baiano. É o Tchan e Terra Samba são os grandes responsáveis pela chamada de "terceira onda da música baiana". Luiz Caldas tem uma posição muito particular sobre essa nova geração: "Acho que o axé virou de cabeça para baixo. Hoje tem mais tecnologia e menos qualidade".

Como sempre costumo dizer aqui no Mundo da Dança os estilos de dança sempre costumam nascer seguidos de algum movimento cultural fortemente envolvido com a música. Praticamente essas duas vertentes da cultura caminham juntas, não raro dizer que uma ou outra depende de ambas.

Hoje já são vários os grupos de Axé que Dançam pelo Brasil e ajudam a fortalecer ainda mais esse seguimento cultural originalmente brasileiro. E as músicas estão se tornando cada vez mais diversificadas dentro do estilo com o surgimento de várias bandas também.
Junto com esse movimento musical que dominou a década de 90 para frente, veio acompanhando as danças que eram no começo realizadas pelos dançarinos que faziam os shows junto com os cantores. Dai acabou indo para as academias de ginástica e dança com o intuito de que a população pudesse aprender as coreografias. Dessa forma poderem dançar junto com seus ídolos nos lugares de espetáculos onde iam. Criou-se campeonatos desse estilo de dança e hoje é praticado por muitos dançarinos pelo Brasil todo.

Perto de outros estilos o Axé ainda esta engatinhando e vai encontrar uma forma de se estabelecer no mundo da dança como um estilo competitivo, assim como foi com a Street Dance e Dança de Rua que são hoje parte do Circuito Profissional de Dança Brasileiro. Como o Axé tem um apelo fortemente cultural, acredito que vai estar sempre entre as festas do povo brasileiro, assim como o Forró e o Baião por exemplo.


http://www.mundodadanca.art.br/2013/05/danca-axe-sua-historia.html


102 comentários:

  1. Agora Sim!! axé é bom de mais, amo esse ritmo da minha terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amooooo é o melhor de todos os ritmos pra mim

      Excluir
    2. axé é de mais só quem conhece o caranaval da bahia pode falar do axé

      Excluir
    3. isso é verdade só quem pode falar de axé é quem já critu o carnaval p´q um complementa a outra

      Excluir
    4. O legal é conhecer mais da historia do axe mesmo sendo bahiano não sabia de algumas coisas.

      Excluir
    5. O legal é conhecer mais da historia do axe mesmo sendo bahiano não sabia de algumas coisas.

      Excluir
  2. Saudades do carnaval! qual é a musica de axé que ganhou esse ano???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não saiu o resultado ainda mais vc sabe neh ivete rainha do axe deve ganhar

      Excluir
    2. Todas são legais eu gostei de todas.

      Excluir
  3. apesar de todas serem muito boa acho que a melhor é minha pequena eva, chega errepia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade dani pequena eva realmente arrepia até a alma uma das melhores musicas de axé até hj

      Excluir
    2. como é que coloca video aqui u.u
      Minha pequena Evaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa o nosso amor na ultima astronave
      EVAAAAAAAAAA
      Além o ifinito eu vou voar


      Hino do carnaval ai

      Excluir
    3. tbm tem
      Que bom você chegou, chegou
      Tava te esperando
      Coração chamou, chamou
      Vem pra cá voando
      Chega mais pra perto
      Tudo vai dar certo
      Vem pra balançar
      Que bom você chegou, chegou
      Tava te esperando
      Coração chamou, chamou
      Vem pra cá voando
      Tudo vai ser tão bom
      Vamos curtir o som
      Que é bom pra namorar
      Groove de primeira até quarta-feira
      Vou atrás do caminhão
      Som de samba reggae
      Coração que segue
      A alegria do povão

      ( Refrão )
      Aê ó, isso é carnaval de Salvador
      Aê ó, você vem de lá eu também vou
      Aê ó, isso é carnaval de Salvador
      Você vem, tá tudo bem eu também vou

      Excluir
    4. essa aqui deveria ser o hino oficial da bahia

      Ah, que bom você chegou
      Bem-vindo a Salvador
      Coração do Brasil (do Brasil)
      Vem, você vai conhecer
      A cidade de luz e prazer
      Correndo atrás do trio
      Vai compreender que a baiano é:
      Um povo a mais de mil
      Ele tem Deus no seu coração
      E o Diabo no quadril
      We are Carnaval
      We are folia
      We are the world of Carnaval
      We are Bahia

      Ah, que bom você chegou
      Bem-vindo a Salvador
      Coração do Brasil (do Brasil)
      Vem, você vai conhecer
      A cidade de luz e prazer
      Correndo atrás do trio
      Vai compreender que a baiano é:
      Um povo a mais de mil
      Ele tem Deus no seu coração
      E o Diabo no quadril
      We are Carnaval
      We are folia
      We are the world of Carnaval
      We are Bahia

      Ham, que bom você chegou
      Bem-vindo a Salvador
      Coração do Brasil
      Vem, você vai conhecer
      A cidade de luz e prazer
      Correndo atrás do trio
      Vai compreender que a baiano é:
      Um povo a mais de mil
      Ele tem Deus no seu coração
      E o Diabo no quadril
      We are Carnaval
      We are folia
      We are the world of Carnaval
      We are Bahia

      Excluir
    5. esse deveria ser o hino mesmo é a musica de axé que o povo mais conhece eu acho e que fala da bahia carnaval e assim vai bem a cara da Bhia

      Excluir
    6. tinha esquecido essa de saulo que fala do carnaval vamo todo mundo curti um axé no carnaval da Bahia
      Aê ó, isso é carnaval de Salvador
      Aê ó, você vem de lá eu também vou
      Aê ó, isso é carnaval de Salvador
      Você vem, tá tudo bem eu também vou


      Mentira pq já acabou

      Excluir
  4. aewwwwwwwww finalmente o carnaval da bahia é o melhor do planeta foi lindo de mais!! viva o axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não desmerecendo os outros caranavais mais o de salvador é o melhor do planeta mesmo viva o axé

      Excluir
    2. aaaaaaaaaaaa mais pode crer kkkkkkkkkkkk é o melhor de todos e esse ano foi o melhor de todos tbm

      Excluir
    3. gente não tem nem comparação aqui na bahia o povo sente o carnaval cantas todas as musicas é perfeito de mais o mundo todo tá aqui

      Excluir
    4. gente não tem nem comparação aqui na bahia o povo sente o carnaval cantas todas as musicas é perfeito de mais o mundo todo tá aqui

      Excluir
  5. acho que esse ano a musica do carnaval vai ser de Ivete maravilhosa "pra frente!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaa claro Ivete Broca de mais veeeei é a rainha

      Excluir
    2. Tripulantes da nave ambulante Com destino a felicidade Quem bate, quem bate Quem sabe, sabe Desfruta essa energia do calor que vem da rua Quem bate, quem bate Quem sabe, sabe Desfruta essa energia do calor que vem da rua

      Me beija, me leva Me deixa mais contente Pra frente, pra frente, frente
      Pra frente, pra frente, frente Nossa vida vai, nossa vida vai Pra frente, pra frente, frente Pra frente, pra frente, frente Nossa vida vai Como manda o figurino

      Me beija me leva me deixa mais contente

      Excluir
    3. Pra frente, pra frente, frente
      Pra frente, pra frente, frente Nossa vida vai, nossa vida vai Pra frente, pra frente, frente Pra frente, pra frente, frente Nossa vida vai Como manda o figurino

      Excluir
    4. Ivete linda já ganhou como melhor musica de axé esse ano não tem pra ninguem

      Excluir
    5. a musica de ivete é legal mais ainda acho que quem vai ganhar como a musica do ano vai ser a de canario tocou muito

      Excluir
    6. vixe parece que o pareo ta durissimo mais ivete já ganhou o da band que eu vi na tv ganhou um monte de premio inclusive o da musica

      Excluir
    7. aaaaaaaain eu quero tanto que ivetee ganhe a musica dela é a que tem letra *-*

      Excluir
  6. aaaaaaaaaaaa e esse ano homenageando os 30 anos de axé as Muquiranas foi de Bahiana tava lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ter sido tudo lindo pra comemmorar os 30 anos

      Excluir
    2. tava muito lindo mesmo afinal não é todo dia que se comemora 30 anos *-*

      Excluir
    3. verdade parabéééns meu axé lindoooooooooooooooooooooo

      Excluir
  7. não acredito que eu perdi os 30 anos de axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEEEEEEERDEU foi bom de mais eu fui todos os dias pra rua *-* escutei todas as musicas de axé vi todas as bandas e comemorei muito os 30 anos

      Excluir
    2. vcs perderam vc e may foi lindo de mais a cidade toda com o coração batendo só no ritmo do axé

      Excluir
    3. vc foi no arrastão ????????? ai é bom pq é sem corda e vc curti todo mundo junto no carnaval

      Excluir
    4. o arrastção é bom pras pessoas que trabalharam durante o carnaval ai vai curti as musicas na quarta feira

      Excluir
  8. eu só tenho isso a dizer
    Paz, carnaval, futebol,não mata, não engorda e não faz mal.

    ResponderExcluir
  9. Carnavaaaaaaaaaaaaaaaaaal seu lindo volte ai váááá´por favor!! meu axé pra vcs

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. boa definição pra axé gostei é melhor do que da propaganda

      Excluir
  11. Eitahhhhh ritmo bom retadooo!!!
    Que pena q o carnaval jah acbou!
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passa rapido de mais veeeeeeei deveria ficar o mês todo de axé

      Excluir
    2. fale isso não veeeeeeeeei pq eu tava doido pra ir mais aqui não liberou eu querendo curti meu axézinho na minha terra

      Excluir
  12. Dinooooooooooo tô ligado que vc saiu na folia pq eu vi foto pra vc qual a musica que vai ganhar esse ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo trio q passava tocava ela!!

      Não bata de frente não,
      Você sabe qual é meu plantão
      O bonde é pesado fique ligado
      Quando eu passar você vai ver
      Não tô de bobeira, se der mole, eu levanto a poeira
      Não brinque com a mente e cole com a gente
      Que aqui a chapa é quente
      É tudo nosso, nada deles, nada deles, tudo nosso
      É tudo nosso, é nada deles
      É nada deles, nada deles tudo nosso
      Tá ligado que eu sou barril
      Tá ligado que eu sou barril dobrado
      Tá ligado que eu sou barril
      Tá ligado que eu sou barril dobrado.

      Igor kannario!!

      Hauahuahahahahhaja
      Foi a q mais tocou esse ano!!

      Excluir
    2. pior que é verdade tbm acho que vai ser essa!

      Excluir
    3. skkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk será vei ano passado foi o lepo lepo vai continuar no pagodão?

      Excluir
    4. eu me recuso a escutar essa musica horrivel ano passado foi lepo lepo mais é até legalzinha mais essa só teve briga!

      Excluir
    5. pior que é grande candidata a musica desse ano viu eu tbm vi varias bandas cantando!

      Excluir
    6. Mas tem Xenhenhem de psirico...
      Ainda mais q o cara estava operado em cima do trio.... Pra mim sao as candidatas!!

      Excluir
    7. é mesmo chamou atenção pra musica dele e pra força de vontade que le teve em continuar o carnaval

      Excluir
    8. essa de psi eu quase não ouvi aqui em SP só ouvi mais a de Ivete e de Canario e olhe que aqui o povo não escuta muito axé

      Excluir
    9. Amusica do carnaval vai ser essa mesmo tudo nosso nada deles foi a que mais agitou e a mais cantada tbm

      Excluir
  13. oh uma ai da banda mel falando do carnaval tbm

    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!

    Já pintou o verão
    Calor no coração
    A festa vai começar
    Salvador se agita
    Numa só alegria
    Eternos Dodô e Osmar

    Hum
    Na Avenida Sete
    Da paz eu sou tiete
    Na Barra o farol a brilhar
    Carnaval na Bahia
    Oitava maravilha
    Nunca irei te deixar
    Meu amor!

    Eu vou!
    Atrás do trio elétrico
    Vou!
    Dançada ao negro
    Toque do agogô
    Curtindo minha
    Baianidade Nagô
    Iô! Iô! Iô! ô! ô! ô!

    Eu queria
    Que essa fantasia fosse eterna
    Quem sabe um dia a paz vence a guerra
    E viver será só festejar!

    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!

    Já pintou o verão
    Calor no coração
    A festa vai começar
    Carnaval na Bahia
    Oitava maravilha
    Nunca irei te deixar
    Meu amor!

    Eu vou!
    Atrás do trio elétrico
    Vou!
    Dançada ao negro
    Toque do agogô
    Curtindo minha
    Baianidade Nagô
    Iô! Iô! Iô! Iô! ô! ô! ô!

    Eu queria!
    Que essa fantasia
    Fosse eterna
    Quem sabe um dia a paz
    Vence a guerra
    E viver será só
    Festejar!

    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!

    Eu vou!
    Atrás do trio elétrico
    Vou!
    Dançada ao negro
    Toque do agogô
    Curtindo minha
    Baianidade Nagô
    Iô! Iô! Iô! Iô! ô! ô! ô!

    Eu queria!
    Que essa fantasia
    Fosse eterna
    Quem sabe um dia a paz
    Vence a guerra
    E viver será só
    Festejar!

    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!
    Laiá!
    Ê, ô, ê, ô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EUUUUUUUUUUUU vouuuu atras do trio eletrico vouuuuuuuuuuu


      Carnaval na Bahia
      Oitava maravilha
      Nunca irei te deixar
      Meu amor!


      essa é de mais pro meu coraçãooooooooooooo

      Excluir
    2. essa ai é de mais mesmo!! muito bom escutar axé recomendo pra animar o dia

      Excluir
    3. os axé de antigamente era mil vezes melhores agora que o pagode dominou tá dificil pro axé de verdade

      Excluir
    4. é verdade vivy as musicas de pagode mesmo não tem letra nenhuma mais como é as que o povo mais canta normalmente são as que ganha

      Excluir
    5. é mesmo as musicas de antigamente dá de 100000000000 a 0 nessas de hoje é tanto que até hj canta as musicas e as de pagode logo do inicio cade?

      Excluir
    6. não se compara as musicas de antigamente com as de hoje o axé de antigamente era muito mais legal do que é hj em fia

      Excluir
    7. Pagode não é bem um ritmo, kkkkkk nem letra tem. Na verdade não são todas que são assim sem conteúdo.

      Excluir
    8. As de antigamente eram muito boas também, pepeu Gomes arrebenta.

      Excluir
  14. pooooooooooow vei falar do dos 30 anos de axé e do carnaval de salvador é covardia viu bom de mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa mesmo viva os trinta anos do axe!!!!!!

      Excluir
    2. Maravilhosa mesmo viva os trinta anos do axe!!!!!!

      Excluir
  15. a Musica desse ano vai ser "tudo nosso nada deles" todo mundo cantou

    ResponderExcluir
  16. CARNAVAL FOI BEM LEGAL MAY CASA CHEIA COMO SEMPRE FALTOU VC PRA CURTI A FOLIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha tia to ai ano que vem curtindo em sua casa viu kkkkkkkkkkk pq é pertinho do carnaval vou prai pra escuta ivete

      Excluir
  17. QUERO QUE IVETE GANHE A OUTRA MUSICA DEU MUITA BRIGA POR AQUI

    ResponderExcluir
  18. Axé é bom de mais o carnaval foi perfeito

    ResponderExcluir
  19. bom eu quero que a musica desse ano seja a de Ivete mais a de Canario é uma forte candidata e eu acho que vai ganhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm acho que a de canario ganha como a musica desse ano

      Excluir
    2. Ivete é a melhor de todas e agora esta levando a musica baiana para o resto do Brasil.

      Excluir
    3. Ivete é a melhor de todas e agora esta levando a musica baiana para o resto do Brasil.

      Excluir
    4. Vegeta é a melhor! A que mais representa a historia da música da Bahia.

      Excluir
  20. aaaaaaaaaaa finalmente em meninas falando de sua terra!! axé lindo no carnaval cantou e encantou a todos os povos que estavam aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o grupo bahianada tinha que falar da bahia kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. E falaram muito bem, 30 anos do axé music é tudo de bom! Muita música e alegriaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
  21. O melhor carnaval do planeta.... É tudo nosso e nada deles...

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkkkkkk é o melhor carnaval do planeta mesmo e essa é a musica mais tocada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as músicas tem seus encantos e levam o publico a loucura.

      Excluir
  23. Nem preciso falar que adoooro carnaval, baiana legítima, desde novinha pulando atrás do trio e o axé eh o meu ritmo!!!

    ResponderExcluir
  24. Somos loucos, loucos, loucos, loucos por carnaval ..... Essa música foi a de divulgação desse ano da TV aqui da Bahia... Homenagem ao Axé

    ResponderExcluir
  25. Somos loucos, loucos, loucos, loucos por carnaval ..... Essa música foi a de divulgação desse ano da TV aqui da Bahia... Homenagem ao Axé

    ResponderExcluir
  26. Nem preciso falar que adoooro carnaval, baiana legítima, desde novinha pulando atrás do trio e o axé eh o meu ritmo!!!

    ResponderExcluir
  27. Carnaval tudo de bom! Que venha mais mil anos de axe.

    ResponderExcluir
  28. 30 anos de axe music , amo o carnaval da Bahia!!!

    ResponderExcluir
  29. Carnaval da Bahia,8° maravilha
    Nunca irei te deixar ,meu amorrrrr!!! Adoro o axe e a energia do carnaval da Bahia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vouuuuu atras do trio eletrico vou..... Sempreeeeeeeee carnaval bom demais.

      Excluir
    2. Eu vouuuuu atras do trio eletrico vou..... Sempreeeeeeeee carnaval bom demais.

      Excluir
    3. Muito boa essa música, simbolo da Bahia.

      Excluir
  30. Perfeitooooooo salve a mistura de culturassssss.

    ResponderExcluir
  31. A Bahia é o simbolo de misturas, tantas raças e culturas juntos em um só lugar. Amoooo

    ResponderExcluir
  32. E Ricardo Chaves com a música é o bicho é o bicho maraaaaaaa eu dançava o dia todo em casa.

    ResponderExcluir