sábado, 28 de fevereiro de 2015

Novelas

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, as teledramaturgias surgiram nos anos 50 a partir da adaptação das novelas de rádio para o então novo meio de comunicação. O que já era sucesso em um desde os anos 1930 não demorou muito para conquistar fãs no outro.
Em 1951 foi ao ar “Sua Vida Me Pertence”, a primeira telenovela brasileira. Foram quinze capítulos exibidos ao vivo de terças e quintas-feiras pela TV Tupi. Na década seguinte as novelas ganhariam capítulos diários. Graças ao surgimento do videoteipe, os episódios podiam ser gravados e a exibição deles diariamente foi fundamental para cativar a audiência. As primeiras novelas nesse formato foram adaptações de teledramaturgias latinas, vindas do México, Argentina e Cuba, como “A Moça que Veio de Longe” (TV Excelsior, 1964) e “O Direito de Nascer” (TV Tupi, 1965).

No final dos anos 60, as novelas finalmente ganharam uma cara brasileira. Até então, elas eram adaptações ou seguidoras do estilo dramalhão que dominava as teledramaturgias latino-americanas. Mas, em 1968, estreou “Beto Rockfeller”, produzida pela TV Tupi. Escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Walter Avancini e Lima Duarte, ela rompeu com o estilo melodramático e construiu uma história mais descontraída, com diálogos coloquiais, temas bem-humorados, trilha sonora pop e uma estética moderna, que dava uma cara brasileira e atualizada ao formato.

O sucesso de “Beto Rockfeller” fez com que as emissoras abandonassem definitivamente o estilo dramalhão importado dos países latino-americanos. Em 1969, a Globo aderiu ao novo modelo e encomendou a Janete Clair que adaptasse para a TV uma história que ela já tinha escrito para a rádio. “Véu de Noiva” virou um sucesso e transformou a atriz Regina Duarte na “namoradinha” do Brasil. Nos anos 70, as novelas conquistaram elevados índices de audiência e uma boa fatia do mercado publicitário. Globo e Tupi dominaram a produção de novelas durante a década. Sucessos como “Irmãos Coragem” e “Pecado Capital”, de Janete Clair, e “O Bem Amado” e “Saramandaia”, de Dias Gomes, estabeleceram o início da hegemonia do modelo de novelas feitas pela Rede Globo. A Tupi, que havia iniciado a transformação da estética da teledramaturgia com “Beto Rockfeller”, conseguiu produzir outros sucessos como “Mulheres de Areia” e “O Profeta”, de Ivani Ribeiro, e “Éramos Seis”, de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho.   

"Roque Santeiro" foi uma das novelas de maior sucesso na história.

Quando começaram os anos 80, a estrutura de produção de teledramaturgias no Brasil já era tão sofisticada e profissional que as novelas de sucesso por aqui viraram produtos de exportação. Cerca de cem países, de Portugal à China, da Rússia à Austrália, chegaram a acompanhar os episódios dublados de produções como “Escrava Isaura” ou “Dancin Days”. A indústria nacional das telenovelas se concentrou na Rede Globo. Sua hegemonia foi poucas vezes ameaçadas desde a década de 80. Produções inovadoras e requintadas como “Guerra dos Sexos”, “Vale Tudo”, “Roque Santeiro”, “Terra Nostra” e “O Clone”, entre outras, garantiram os melhores índices de audiência da TV brasileira. Liderança que foi abalada somente em alguns momentos, como quando a Rede Manchete lançou a novela “Pantanal”, em 1990, ou mais recentemente com as produções da Rede Record, como “Caminhos do Coração” e “Os Mutantes”, e as adaptações de novelas latino-americanas produzidas pelo SBT.    
Apesar de ainda ser um dos gêneros preferidos dos brasileiros, a audiência das novelas caiu no novo milênio, provavelmente devido à concorrência de novas opções que se tornaram acessíveis à população, como a TV a cabo e a internet. A audiência das novelas da Globo atingiu em 2008 cerca de 40 milhões de espectadores diariamente, enquanto três anos antes a audiência era de 60 milhões. Apesar da queda dentro do país, as novelas brasileiras ainda continuam a ser um valorizado produto de exportação. Segundo projeções da Globo, no começo dos anos 2000 as novelas comercializadas pela emissora foram assistidas por cerca de 70 milhões de espectadores anualmente no exterior [fonte: REDE GLOBO]

 
 



59 comentários:

  1. Noooooooossa muito massa eu sou um noveleiro de primeira gosto muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa dani tbm sou não perco um dia as novelas, até o rei do gado no vale apena ver de novo eu to assistindo

      Excluir
    2. noooossa sou fã de Mezenga assisto todo dia pego o descanço bem na hora da novela não perco e no teatro teve que fazer uma cena eu fiz um pião shaushaushauhsuahsuahs

      Excluir
    3. assisto todo dia tbm gente roque santeiro pode ser a mais famosa mais com certeza a mais querida é o rei do gado ela toca a gente de um jeito

      Excluir
    4. EU TBM ASSISTO TODO DIA GOSTO MUITO DE NOVELAS ASSISTO TODAS DA GLOBO

      Excluir
    5. eu ainda prefiro o rei do gado é muito mais legal ushuahsuhasuhaushausha mais tem um monte de novela boa que as meninas citaram ai tipo irmãos coragem, pecado capital - dinheiro na mçae é vendavaaaaaaal é vendaval

      Excluir
    6. o rei do gado é muito bom mais teve muitas novelas melhores em! Roque Santeiro é um marco, pecado capital tbm! torre de babel aaain são muitas não dá pra inumerar a melhor

      Excluir
    7. eu não tenho tempo pra assistir o rei do gado mais na época que passou eu lembro que eu assistir e era muito legal

      Excluir
    8. apesar de não ser muito fã de novelas eu assito o rei do gado pq tem uma historia interessante neh uma rivalidade de familias

      Excluir
    9. bom eu não posso dizer muito dessas novelas antigas pq eu não fui dessa época maaaaaaaaais eu vejo as vezes no vídeo show mais o rei do gado apesar de ser antiga eu to amando

      Excluir
    10. as novelas antigas eram massa de mais, e eu não tenho muito tempo pra assistir as novas mais seas novelas antigas eram massa de mais, e eu não tenho muito tempo pra assistir as novas mais sempre sei o que vai acontecermpre sei o que vai acontecer

      Excluir
    11. assim eu gosto de assistir novela mais n tenho muita preferencia entre novas e velhas acho que cada uma teve seu momento pra se fazer marcante

      Excluir
  2. aaaaaaaaain maaay fechou com chave de ouro nada melhor do que falar sobre novela amo de mais império bombando na globo e acredito que roque santaeiro apesar de não ser daminha época é a mais falada até hj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria poder assistir a primeira novela que passou "sua vida me pertence" deve ser muito massa assistir a primeira novela

      Excluir
    2. ooooooh dani tbm queria muito assistir deve ser show ver como era feita e tudo mais sobre novelas antigas

      Excluir
    3. e foram so 15 capítulos deve ser um relíquia os vídeos dessa novela imagina a primeira de todas e so passava duas vezes deve ter sido angustiante pra quem assistia

      Excluir
    4. é verdade quem teve o privilegio de assistir a primeira novela acho que não esquece jamais e novela hj em dia tem todo dia imagina fica aguardando quase uma semana pra ver um cap. não da genteeeeeeeeee fica dia de domingo sem novela já é de mais pra mim

      Excluir
    5. a primeira novela deve ter sido muito legal, por ser a primeira e tbm por não ter todos os dias neh!

      Excluir
    6. aaain gente fiquei com muita vontade de assistir e então fui pesqueisar o elenco e encontei lima Duarte genteeeeeeeee
      Elenco
      Wálter Forster
      Vida Alves
      Lia de Aguiar
      Lima Duarte
      José Parisi
      Astrogildo Filho
      Dionisio Azevedo
      Tânia Amaral
      João Monteiro
      Néa Simões2

      Excluir
    7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tivemos o mesmo pensamento mimi eu tbm fui pesquisar sobre a novela e além do que as meninas já postaram ai pra gente tem mais isso sobre as novelas
      Não era exibida diariamente, mas duas vezes por semana: terças-feiras e quintas-feiras. Cada capítulo tinha apenas 20 minutos e, eram apresentadas ao vivo. Contou com dois cenários: um reproduzindo um quarto e o outro, um jardim de uma praça. Nessa produção também ocorreu o primeiro beijo da televisão brasileira. Não era um beijo como estamos acostumados a ver: na verdade, não passava de um inocente "selinho" entre os protagonistas, interpretados por Wálter Forster e Vida Alves.

      Excluir
    8. vcs gostam de pesquisar em!! mais é legal saber que já na primeira novela teve beijooooo uhuhuhuhuhuhuhu e ainda teve Lima Duarte muito bom

      Excluir
    9. beeeeeeem legal isso em meninas muito bom saber que teve beijinho na primeira novela foi selinho mais ta valendo pq antigamente tbm não podia neh

      Excluir
  3. aaaaain eu amo novela é muito legal a gente chora rir sofre junto com o personagem eu adoro e particularmente sempre choro no final de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sabe como eu sou neh vivy então eu tbm me emociono fácil e choro tbm shauhsuahsuahsua normalmente com filme teve poucas novelas que me fez chorar no final

      Excluir
    2. eu tbm me emociono bastante choro que é uma beleza quando tem alguma cena marcante eu fico realmente muito vidrada com a cena é como se eu tivesse sentindo aquele momento

      Excluir
    3. a vivy é uma choronaaaaaaaaaaaa eu mesmo vejo toda novela ou cena forte ela choraaaaaa eu fico até mechida mais não chego a chorar não suahsuahushaushaushau

      Excluir
    4. não vou mentir queee quando tem uma cena de emoção eu tbm dou minhas choradas mais n é sempre é pq normanelt a gente se identifica com a cena

      Excluir
    5. e ainda tem isso a as novelas são feitas exatamente pra prender o telespectador da maneira que ele se identifique com a historia sempre tem aquela historia que te toca mais que principal por exemplo

      Excluir
  4. OH MAY VC SABE QUE EU AMO NOVELA ADOREI AS INFORMAÇÕES NÃO SABIA QUE FOI FEITA EM 51 MUITO INTERESSANTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. gente é admirável como vcs se esforção pra postar coisas boas e que so nos enche de conhecimento a cada dia estão de parabéns espero que esse blog não acabe hj pq é muito bom!! e novela é de mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo Paula eu vejo de perto como elas se esforçaram e cada dia posta uma coisa mais legal que a outra teve varias coisas que elas postaram que eu nem sabia e fiquei sabendo através delas como a de hj eu não sabia que a primeira novela foi em 51 e que so eram dois cap por semana

      Excluir
    2. aaaa eu so tenho a agradecer a vcs por me encherem a cada dia de boas informações sobre a arte pq querendo ou não a gente não para pra ver essas coisas mais agora eu mudei vou ver sempre e hj sobre novela uma coisa que todo mundo gosta assiste e é antigo mais ao mesmo tempo atual

      Excluir
  6. Novela é bom de mais nesse momento estou aqui sentado assistindo Império kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então eu não gosto mais tbm to assistindo império aqui hsaushauhsuahsuahsu mais é pq n tem como neh? so acho que as historias são muito repetidas

      Excluir
    2. todo mundo ta assistindo império não tem jeito novela chama a gente e a gente acabando assistindo ou sempre sabe alguma coisa que acontece não tem jeito

      Excluir
    3. é verdade mimi não tem como uma pessoa não ficar sabendo alguma coisa de novela, sempre sabe alguns personagens ou o uqe vai acontecer e no ultimo capitulo todo mundo para pra assistir

      Excluir
    4. eu mesmo não assisto nenhuma mais sei o que acontece em todas so assisto mesmo o rei do gado pq é bem na hora do meu descanso e tbm pq eu não ia perder pq é uma das minhas novelas preferidas

      Excluir
  7. eu amo novela apesar de não ter muito tempo pra assistir sempre fico nos sites olhando pra ver o que vai acontecer no dia e vc trouxeram as melhores de todas eu assitia pecado capital e amava tinha a indomada roque santeiro um marco na nossa historia e na historia da tv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não lembro direito dessas novelas mais sei algumas coisas e realmente são geniais eu gosto muito de musica novela filme antigo os novos eu gosto tbm

      Excluir
    2. nossa vou admitir q tbm n é da minha época ou eu n lembro mesmo maaaaaaaaaaaais já vi varias ceninhas que é muito massa eu gosto muito de ver novela

      Excluir
  8. Eu não sou muito fã de novela mais sempre assisto kkkkkkkkkkk não perco império

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm não perco império mesmo pq as outras não da pra assistir mais pesquiso na internet pra ficar por dentro

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk hj infelizmente n deu pra assistir maaaaaais to sabendo de varias coisas kkkkkkkkkk e vem novela nova por ai Babilonia ta vendo que eu sei

      Excluir
    3. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA tbm não deu pra assistir maaaaaaaaaaaaaaais já dei uma bizoida na net pra poder ver o que teve neeeeeeh

      Excluir
  9. eu não gosto de novelas atuais eu gosto das novelas antigas acho que tem mais historias hj em dia é tudo a msm coisa um casal que é separado por alguma coisa e tals

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu não tenho muito o que falar de novelas antigas maaaaais sempre soube que são as melhores

      Excluir
    2. olha na verdade cada novela tem sua essência as antigas tinham mais historias pq tbm era novidade mais as de hoje tem sua historia tbm

      Excluir
    3. eu concordo cada novela tem uma historia diferente pra poder preder o publico e eu gosto de todas apesar de não assistir muito

      Excluir
    4. é verdade cada novela tem que ter seu "q" especial e quando não tem perde a graça neh! mais as de hj em dia da globo pelo menos eu gosto de assistr as vezes sempre tem aquelas cenas chatas mais é massa assistir

      Excluir
  10. ééé galera estamos esquecendo das novelas Mexicanas que sempre passa na SBT e as da Record que teve os mutantes em!! as meninas postaram ai em cima é importante comentar eu mesmo não gostava dessa novela os mutantes mais as Mexicanas eu acho graça sei la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaa eu gosto da usurpadora Mexicana pq da Red Record eu não assisto nenhuma não gosto sei la parece ser muito fingido sem gás sabe que as novelas tem que ter pra poder prender o telespectador

      Excluir
    2. Não gosto de nenhumaaaa pois eu valorizo as novelas dqui e as boas novrlas

      Excluir
  11. a minha novela preferida é o rei do gado e a de vcs??? eu gosto do enredo dos atores pq so tem fera e tudo mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaa a novela que eu não perdia de jeito nenhum era o clone noooooooossa eu gostava muito queria muito que tivesse no vale a pena ver de novo

      Excluir
    2. eu gostava muito do cravo e a rosa pq era de época e eu achava graça do casal principal e na abertura tbm

      Excluir
  12. cheeeeeguei em!! Nossa quanta coisa pra comentar kkkkkkkkk eu amo novela assisto sempre que dá mais não faço o tipo novelatica kkkkkkkk mais eu gosto mesmo pq normalmente não tem nada melhor pra ver

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante sou muito fã de novelas!!!!

    ResponderExcluir
  14. homem fala que não assiste novela (mentira)
    assiste sim pois ficam com machismo mais na verdade adora quando passa uma atriz linda de biquíni ex Bruna Marquezine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahsuahsuahushaushaushauhsua é verdade as atrizes é a melhor mais to zuando pq minha namorada que postou hj eu gosto de novela por causa da historia mesmo

      Excluir