quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

História da Mona Lisa

Mona Lisa, by Leonardo da Vinci, from C2RMF retouched.jpg



Mona Lisa também conhecida como A Gioconda (em italiano, La Gioconda, "a sorridente"; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo("Senhora Lisa [esposa] de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris e é uma das suas maiores atrações.
A pintura foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a estar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles.
 
Só após a Revolução Francesa o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje. O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu, e mandou colocá-lo nos seus aposentos. Porém, durante as guerras com a Prússia, a Mona Lisa, bem como outras peças da coleção do museu francês, foi escondida num lugar seguro.
A 22 de Agosto de 1911, cerca de 400 anos após ser pintada por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa foi roubada. Muitas pessoas, incluindo o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do roubo da obra-prima da pintura italiana. Quanto a Guillaume Apollinaire e a Pablo Picasso, foram soltos meses mais tarde.
Acreditou-se, que a pintura estava perdida para sempre, que nunca mais iria aparecer. Porém, a obra apareceu na Itália, nas mãos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vincenzo Peruggia, que era de fato, o verdadeiro ladrão.
Em 1956, um psicopata jogou ácido sobre ela, danificando parte inferior da obra; o processo de restauração foi demorado. No mesmo ano, um boliviano jogou uma pedra contra a obra, estragando parte da sobrancelha esquerda da musa de Da Vinci.
Em 2 de agosto de 2009, uma mulher russa jogou uma xícara vazia de café contra o quadro. A pintura não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas que existe antes do painel. Segundo as autoridades, a mulher só fez isso porque estava indignada após não conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

117 comentários:

  1. Grande pintura e misteriosa também! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito misteriosa mais essa é a graça dela

      Excluir
    2. na verdade tudo na pintura tem graça queria admirar pessoalmente

      Excluir
    3. acho que todos nos queremos vera mona lisa pessoalmente ainda mais com tantas curiosidade falando que vc observando pessoalmente é melhor

      Excluir
    4. É bom ir só para apreciar ela né porque não sou muito chegado em museu. hauahuahuaha

      Excluir
    5. eu adorooo minha mãe me levou uma vez pena que n tinha a Monalisa mais tinha um monte de outras obras super legais queria tanto ver a lisa :(

      Excluir
  2. olha minha sograaaaaaaa kkkkkkk tbm gosto da monalisa ela te segue com o olho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é verdade quando eu estudei disse que da vinci usou uma tecnica pouco conhecida na epoca que faziaa a monalisa te observar pra qualquer lado que vc fosse

      Excluir
    2. então tbm estudei isso legal neh pq só ele da epoca que conseguiu fazer isso nenhum outro por isso tbm que é tão misteriosa a mona lisa

      Excluir
    3. é mesmo meninos e é um dos segredos da monalisa seu sorriso enigmático e seus olhos de misterio

      Excluir
    4. Nossa ai eu fiquei com medo, não gosto de ninguém me seguindo mesmo que seja um quadro tão bonito e famoso como esse, kkk

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ia adorar ver a monalisa me olhando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk até nisso Leonardo foi um genio descobriu um jeito de deixar sua obra m,ais perto da gente

      Excluir
  3. é uma obra prima pena que o povo doido quer distrui-lá pq será??

    ResponderExcluir
  4. Nossa e esse quadro é velho pra caramba se em 1911 tinha cerca de 400 anos imagina quantos tem agora?

    ResponderExcluir
  5. Varios segredoa ocultos por tras da pintura!!

    ResponderExcluir
  6. verdade rafael muitos segredos ocultos por trás da pintura queria poder ler a mente de um pintor como Da Vinci

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Daniel doido é velho mesmo, mais nem por isso perdeu seu valor muito pelo contrario uma obra dessa não tem dinheiro que pague

    ResponderExcluir
  8. tbm não sei dani pq alguem tem a intenção de destruir essa maravilha, o da mulher da xicara foi explicado mais os outros??? será que ficaram malucos diante de tanta beleza e segredos?

    ResponderExcluir
  9. aaaaa mais não é verdade vivi... Eles provavelmente ficaram muito louco coma obrade DaVinci e com muita inveja tbm e naquela epoca era muito cobiçado obra de arte ainda é mais agora acho q é menos

    ResponderExcluir
  10. dinossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauro ponhe segredo nisso acho que foi tentando desvendar o segredo que o povo quis destruir a obra

    ResponderExcluir
  11. Poooooo, eu tenho medo desse quadro, kkkk, mas é muito bonita mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Tirando seus mistérios que estão vivos até hoje. Para mim essa mulher da pintura nunca existiu! kkkkk

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkk medo pq??? na verdade dá medo mesmo mais eu acho que é pq tem um ar de misterio sei la

    ResponderExcluir
  14. então como ta todos falando dos segredos da mona lisa deu uma certa curiosidade e vou postar o que de legaleu achei

    ResponderExcluir
  15. No original, a pintura parece um pouco diferente do que é agora, explica Cotte. “O rosto de Mona Lisa parece um pouco mais largo, o sorriso é diferente e os olhos são diferentes”, diz. “O sorriso é mais acentuado, eu diria”.
    Um zoom de aproximação ao olho esquerdo de Mona Lisa revela uma pincelada única na região da sobrancelha. O fato do quadro, hoje, não apresentar nenhuma sobrancelha era ilógico, segundo Cotte. A verdade finalmente veio à tona: Mona Lisa tinha, sim, um traço acima dos olhos.
    Outro dilema é a posição do braço direito da Mona, que se encontra transpassado pelo seu estômago. Esta foi a primeira vez que um pintor posicionou um braço e punho dessa forma. Enquanto os outros artistas nunca entenderam tal raciocínio de da Vinci, ele foi copiado mesmo assim.
    O que Cotte descobriu foi um pigmento atrás do pulso direito, que corresponde perfeitamente com o pigmento de uma “capa” pintada sobre o joelho de Mona Lisa. Por causa disso, a posição fazia sentido: o antebraço e punho seguravam um lado de um “cobertor”. “O pulso da mão direita está erguido sobre o estômago, e isso não parece lógico. Mas se você olhar a imagem profundamente no infravermelho, você entende que é porque ela tem um pano na mão”, conta Cotte.
    As imagens de infravermelho também revelaram desenhos preparatórios de da Vinci, que estão por trás de camadas de verniz e pintura, mostrando que o homem do Renascimento também era humano. “Se você olhar para a mão esquerda, você vê a primeira posição do dedo que ele desenhou, e depois mudou de ideia”, afirma Cotte. “Mesmo Leonardo da Vinci tinha hesitação”.
    Cotte também descobriu um laço no vestido de Mona Lisa, e que o cobertor sobre os joelhos de Mona Lisa também cobre seu estômago.
    Quanto a alterações, foi descoberta uma alteração na posição do indicador esquerdo e uma no dedo médio. O cotovelo também
    foi reparado, devido a danos causados por uma pedra atirada na pintura em 1956. Por fim, Cotte notou que um dedo da esquerda não foi completamente terminado.
    Cotte também argumenta que, na região da cabeça de Mona, onde há um véu, da Vinci pintou primeiro a paisagem, e só depois usou técnicas de transparência para pintar o véu em cima.
    Outra descoberta é que a marca de mancha no canto do olho e do queixo de Mona Lisa são acidentes de verniz, o que contraria afirmações/suposições de que Mona Lisa estava doente no momento da pintura. Mais uma especulação que foi descartada é de que Mona Lisa foi pintada em uma placa de choupo sem cortes.
    Cotte explica que olhar para a imagem ampliada em infravermelho de Mona Lisa deixa transparecer sua beleza e mistério. “Se você está na frente deste alargamento enorme de Mona Lisa, você entende instantaneamente porque é tão famosa”, conta. “É algo que você tem que ver com seus próprios olhos”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante essa outra matéria sobre a Monalisa.

      Excluir
    2. No original, a pintura parece um pouco diferente do que é agora, explica Cotte. “O rosto de Mona Lisa parece um pouco mais largo, o sorriso é diferente e os olhos são diferentes”, diz. “O sorriso é mais acentuado, eu diria”.

      nossa muito legal o sorriso dela e tão perfeito e seus olhos o que falar dele é realmente uma obra prima

      Excluir
    3. Nooooooooooooooooooooooooooossa que legal eu vi isso quando tava fazendo a pesquisa da minha escola é muito legal neh? os olhos dela eu acho que assusta um poouco mais o sorriso conforta =/ estranho nhe

      Excluir
  16. é muito legal ele usou infravermelho pra analisar a monalisa

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante, Paula não sabia dessas coisas.

    ResponderExcluir
  18. “É algo que você tem que ver com seus próprios olhos” como eu queria kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. pois é tem um monte de coisa legal falando da mona lisa que é uma obra espetacular em!

    ResponderExcluir
  20. É uma pintura bem intrigante, por isso esse mistério todo, todos esses anos.

    ResponderExcluir
  21. olha luca e tem rumores que a mona lisa realmente existia já que vc não acredita kkkkkk olha essa matéria

    ResponderExcluir
  22. Acredito mesmo não, kkkkkkkkk, muito estranho a história que envolve essa pintura. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de graça, mô! A pintura só é famosa porque tem todo esse mistério nela, isso que é legal.

      Excluir
  23. A maioria dos historiadores concorda, porém, que a moça do sorriso enigmático era realmente Lisa Gherardini, que chegou ao mundo em um abafado dia de verão de 1479, em meio a ladainhas à Virgem, entoadas pelas parentes e amigas de sua mãe, Caterina Rucellai, filha de um rico banqueiro de Florença. Seu pai, Antonio Maria Gherardini, era herdeiro de uma abastada e tradicional família florentina produtora de tintillano, um tecido quente, macio e delicado, feito de lã de cordeiros recém-nascidos.
    Aos 15 anos, Lisa Gherardini se casou com um influente comerciante de Florença, Francesco di Bartolomeo di Zanoli de Giocondo. Por isso, o quadro também seria conhecido como La Gioconda, em alusão ao sobrenome do marido. Em Commenti, o historiador Gaetani Milanesi (1813 - 1895), cujo manuscrito pode ser consultado na Biblioteca Riccardiana, em Florença, escreveu: "Francesco Del Giocondo teve três esposas: Camilla Rucellai (irmã de Caterina Rucellai, mãe de Lisa), com a qual se casou em 1491; Tommasa de Villani (em 1493) e Lisa Gherardini (em 1495). Essa é a linda senhora cujo retrato foi pintado por Leonardo da Vinci".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Paula! Também já li sobre isso para a aula de artes do colégio na época e fiquei super curiosa para saber mais sobre a Mona lisa.

      Excluir
    2. é legal neh! tbm tive aula de artes e na minha época tinha que fazer um dos quadros dele ninguem teve coragem de fazer a mona lisa

      Excluir
    3. pooow legal a historia dela eu estudei no colegio o da vinci mais não mona lisa muito interessante

      Excluir
    4. nossa que matéria legal vc encontrou paula ja tinha lido em uma revista sobre Lisa Gherardini mais sempre tem alguma coisinha diferente neh! e ela teve 5 filhos só pra complementar a matéria não me lembro os nomes

      Excluir
    5. eu tbm vi que ela teve 5 filhos não lembro os nomes vou pesquisar mais a Lisa Gherardini e o marido dela teve 3 mulheres

      Excluir
    6. só que não se engane tem varias historias diferentes sobre a Monalisa o que aumenta o misterio sobre o quadro

      Excluir
    7. CARAMBA e eu ja tava acreditando nessa historia kkkkkkkkkkk acho que preciso pesquisar mais sobre obras de arte ou então as meninas pode postar mais coisas sobre a Lisa hahahahahahahahaha

      Excluir
    8. é verdade tem varias historias fiquei dando uma olhada mais não muda muito a base é essa mesmo umas coloca que ela trabalhava e tals.

      Excluir
  24. kkkkkkkkkkkkkk bom eu acredito que ela tem existido e mais acredito que da vinci tenha pintado ela mais de uma vez já que é umas das obras de mais sucesso dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai eu n acredito nessa ideia pq como a mona lisa fez muito sucesso acredito q o pensamento de leonardo foi deixar ela sendo unica

      Excluir
    2. eu tbm acho que ela é unica nenhuma outra obra se compara a ela

      Excluir
    3. ah gente ele pinta um monte de mulher eu acredito que ele só pintou a lisa uma vez tbm

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkk ele pintava um monte de mulher foi boa!!! Mais é a pura verdade as obras dele tem um monte de damas não tinha visto!

      Excluir
  25. Eu acho que ela existiu sim! É uma pintura muito linda mileeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm acho que ela existiu agora como diz a matéria que vc postou paula ela se casou muito cedo sera que a pintura foi feita escondida por isso tem tanto misterio?

      Excluir
    2. deve ter sido..... tbm acho que ela existiu mais as vezes bate uma disconfiança mesmo

      Excluir
    3. Eu acho que ela existe mesmo, deve ser bem difícil ainda mais naquela época de pintar sem olhar para alguma coisa.

      Excluir
    4. tbm sou do club que ela exestiu e ela é umadas melhores obras até hj

      Excluir
  26. Mile adorei a matéria de hoje, adoro quadros!

    ResponderExcluir
  27. nossa que discursão sobre o quadro kkkkkkkk eu gosto muito da monalisa mais não sou muito de ficar reparando

    ResponderExcluir
  28. mais acho que é muito claro que a monalisa ainda é umdos quadros mais falados hj em dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa isso é verdade a monalisa é um marco

      Excluir
    2. é e será pra sempre a mona lisa acho que ninguém vai conseguir pintar e renovar como da vinvi

      Excluir
  29. poooow vei massa em a mona lisa tive que pintar no colegio mais não deu muito certo ficou feia kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu nem tentei mais tbm n pediu na minha escola eraso pesquisa mesmo mais queria tentar fazer mais acho que ia sair uma bosta kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  30. A mona lisa é muito legal mais dá um medo retado veei

    ResponderExcluir
  31. que misterios se escondem por traz que um dos quadro mais famosos do mundo?? a monalisa é perfeita

    ResponderExcluir
  32. Gostei da matéria hoje! Mistérios da Monalisa!

    ResponderExcluir
  33. misteriosa mais ao mesmo tempo sexy e inocente seu rosto pintando delicadamente por 3 anos se eu n me engano que começou em 1503 e terminou em 1506

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taaai teve mais um ano tava lendo aqui e a Monalisa foi pintada de 1503 á 1507 tempão em!!

      Excluir
  34. Eu acho ela bonita, e acredito que ela exista também.

    ResponderExcluir
  35. muito legal vcs postarem isso meninas pq é umaarte fabulosa tive a oportunidade de visitar museus mais infelizmente nunca vi a mona lisa sonho em vê-la um dia e conhecer seus misterios pessoalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi taaaai tbm tive oportunidades de ir em museu mais nada comparado ao museu que tem a monalisa neh! kkkkkkkkkk queria tanto ver tbm pessoalmente e a matéria so me deixou com mais vontade

      Excluir
  36. Então só eu do grupo que não acredita que ela exista, kkkkkkkkkkk. Ele pode ter se inspirado em alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que é so vc mesmo kkkkkkkkkkk pq a paula ja até postou a vida da lisa

      Excluir
    2. Eu acredito que seja essa a pessoa que ele pintou, mas quis manter segredo então fica difícil saber se eera verdade ou não.

      Excluir
  37. Exisita né, porque ela não podia está viva até hoje do tempo que o quadro foi feito, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk tbm acho em jessica ela teria que idade hj em dia uns 600 anos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk mais ou menos isso claro que ela n tem mais esse rosto bonitinho mais a obra ta ai pra povar que ela é linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. O próprio pintor não exite mais imagina a sua musa.

      Excluir
  38. LEGAL A MATERIA, GOSTEI MUITO PARABÉNS

    ResponderExcluir
  39. Gostei também quando falam na matéria em relação a paisagem que fica atraps dela todo significado, é interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É outro mistério também, negocio de esquerda é de um jeito direita é de outro, eu nunca vejo nada. kkkkk

      Excluir
  40. tbm vi isso é bem interessante mesmo pq são tantos mistérios que quando fala de um e a gente consegue visualizar ele ficamos mais curiosos pra saber os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo que envolve misterio eu amo imagina ainda com a Monalisa *-* juntou duas coisas que eu amo misterio e arte

      Excluir
  41. Eu não tenho curiosidade nenhuma, não sou muito fã de quadros ainda mais esses misteriosos, kkkkkkkkkk, mas que é uma pintura bonita isso é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, mô! É uma bela forma de arte! kkkk tem que gostar.

      Excluir
    2. eu gosto dessas coisas de misterio já fiuquei ate com vontade de ir ver pessoalmente a pintura so pra desvendar os misterios

      Excluir
    3. eu sou muito fã e é exatamente esse ar de misterio que faz eu gostar ainda mais da imagem tbm gosto muito dessa coisas dani adoro quando envolve misterio e arte

      Excluir
  42. Meninas vocês estão de parabéns, com matérias que repercutem todos os dias, o blog virou um local de discursões saudáveis. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai minha sogra a cada dia mayana me enlouquece pra comentar mais até que eu tô gostando e hoje foi bem legal o tema sobre Monalisa

      Excluir
    2. Minha tia estão mesmo eu tava lendo o blog e ta lindo de mais cheio de coisa sobre arte muito boa e hoje vim no dia bom pq é da monalisa e eu adoro fiz um trabalho na escola sobre ela e amei

      Excluir
  43. Cheguei na área matéria muito interessante, gostei.

    ResponderExcluir
  44. MAs gostei de saber um pouco mais sobre a Monalisa. Bem interessante mesmo, kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que legal agora vamos achar uma monalisa, deve ser legal ter o mesmo nome que um grande pintor.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk nossa é verdade seus pais escolheram um nome lindo e de um pitor super famoso foi por causa dele?? legal em!!

      Excluir
    3. aaain que legal eu bem que podia ter o nome da Monalisa ia amaarrr

      Excluir
  46. Nossa, quantos comentários, kkkkkkkkk. Eu acho uma forma muito linda se expressão, mas além disso vem o mistério que envolve a pintura, de quem seria a pessoa, isso é mais interessante na minha opinião, escrevi muito, kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk nossa, quantos comentarios kkkkkkkkk não tenho duvidas que o que mais chama atenção na pintura é seus mistérios

      Excluir
    2. tbm não tenho duvidas dani os misterios ocultos sobre a pintura chama a atenção para a mesma

      Excluir
    3. isso é o que mais chama atenção tudo bem a obra é linda e blá blá blá que eu ja falei muito mais o misterio me encanta vou viajar com may pra ver a Monalisa KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  47. Ninguém viu a parte que fala que a pintura já foi roubada, destruída, jogaram xicara nela, que horror! Não sei para quê fazem essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um crime contra a arte e aos que admiram, mereceu ser presa essa louca

      Excluir
    2. aain eu vi muito triste pq é uma obra tão linda e durou tanto tempo pra ser feita ai vem uma doida de lá e que destruir aff!!!

      Excluir
  48. Eu li sim e achei um absurdo, um crime contra arte!

    ResponderExcluir
  49. também vi como pode a outra la quis se vingar porque não conseguiu entrar no país que doidaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas que não tem um pingo de instrução. Chato marchar a pintura inteira por caudade bobagens.

      Excluir
    2. tbm acho paula só pq ela é louca e não pode ficar no país não tem o direito de destruir essa arte

      Excluir
  50. Tbm acho gente abaixo esse povo sem cultura que quer destruir essa raridade que é a Monalisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai vivi uma pessoa que faz isso com uma obra dessa não deve ser boa da cabeça ainda bem a que obra não foi danificada e esta protegida no museu

      Excluir
  51. e não vamos esquecer que alem de ter pintado a Monalisa Da vinci pintou varias outras damas

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pinturas_de_Leonardo_da_Vinci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. viviiiiiii manina *-* é verdade gente os quadros de da vinci são lindos e a Monalisa que fez mais sucesso é mais lindo ainda

      Excluir
    2. eu vi tbm vi kkkkkkkkkkkkk ele gosta de pintar damas neh?? mais a mais bonita é a Monalisa tem tbm a muilher de perfil ficou muito legal

      Excluir
  52. Maaaaaaaaaaay me perdoe só vim agora quantos comentarios viu! parabéns amei o blog e a matéria de hoje na verdade amei todas as meterias mais vou deixar meu comentario aqui parabéns adoro pintura vc sabe

    ResponderExcluir
  53. eu amo a Monalisa fiz um trabalho na escola sobre ela o professor pediu pra escolher uma obra e falar sobre a obra e o autor eu escolhi ela pq eu gostei muito da pintura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que quase todo mundo ja fez trabalho sobre a Monalisa pq ela tem varios assuntos é bem legal

      Excluir
  54. miiiiiiiii depois quero ver esse trabalho viu!! Foi uma otima escolha sua e das meninas que escolheram a Monalisa pra falar pq tem tanta coisa sobre ela que a gente chega fica tonto kkkkkkkkkk mais é muito legal saber mais sobre arte

    ResponderExcluir