sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Histórias em quadrinhos

A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. "A linguagem das HQs, com a adoção de um personagem fixo, ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, surgiu nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid (Menino Amarelo)", diz o historiador e jornalista Álvaro de Moya, autor do livro História da História em Quadrinhos.
A "Turma da Mônica" é atualmente a história em quadrinho brasileira mais publicada no mundo. A primeira tirinha oficial surgiu no ano de 1959, pelas mãos do criador Mauricio de Sousa. O primeiro personagem que Mauricio criou para a Turminha foi o simpático cãozinho, Bidu, e o jovem cientista, Franjinha.
Os personagens Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Magali e Mônica foram surgindo depois. Ao contrário do que todos pensam, a Mônica não era a personagem principal. No começo, ela aparecia apenas como coadjuvante nas histórias do Cebolinha. Seu jeito bravo e engraçado acabou chamando a atenção de todos e em pouco tempo ela ganhou sua história própria.
A Turma da Mônica foi crescendo e crescendo, de forma que surgiram dezenas de personagens através dessas últimas décadas. Atualmente a turma principal é composta por diversos personagens secundários e quatro personagens principais. Cascão, o menino que não gosta de tomar banho, Magali, a garota comilona, Cebolinha, o garotinho que troca o R pelo L e, Mônica, a dona da rua, dentuça e brava.
Outra turma mais antiga e famosa, é a Turma do Chico Bento. Utilizando a roça como cenário, as tirinhas relatam a vida no interior de São Paulo. Poucos sabem, mas Chico Bento e seus amigos, são personagens que foram baseados na própria infância de Mauricio de Souza.
Existem ainda mais duas turmas que encantam os leitores há décadas, a Turma do Horácio e a Turma do Penadinho. A turma do Horário é composta pelo personagem principal, um filhote de Tiranossauro Rex e seus outros amigos pré-históricos. A turma do Penadinho é de outro mundo e, embora seja fantasmagórica possui personagens muito fofos.

125 comentários:

  1. Caaara, quando eu era criança adorava turma da monica *-* kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quando era criança Felipe? Eu adoro até hoje kkk

      Excluir
    2. Ahh.. eu admito kkkkk leio até hoje quando posso kkk

      Excluir
    3. Não importa a idade,ler é sempre bom, não importa oq

      Excluir
    4. Minha sobrinha , curti este desenho , mas as vezes ela quer ser os patinsonagens emita-los ai fica um pouco violenta . ai corrigimos ela kkk

      Excluir
    5. Tem isso tbm Jhow,minha priminha gosta tbm, e imitando a monica ja bateu em mt gente, oq é um problema, mas nada grave, que n poss ser corrigido

      Excluir
    6. O melhor da Turma da Monica é que não existe idade para ler, encanta e diverte tooodos *---*

      Excluir
    7. Acredito que , seja oq prende o publico , pq vc pode ter 1 ano e pode pedir para seu pai ler , mas tbm pode crescer e passar ate 80 e ainda gostar de ler , Pq ñ tem limitação .

      Excluir
    8. Tem alguma coisa que diverte e prende a todos.. assim como mafalda, as tirinhas dela, mano kkkkk

      Excluir
    9. Realmente , ñ sei se as pancada da mônica , o fedo do cascão , o lindo português do cebolinha , a Magali anoréxica que detesta comida kkk entre outas coisa kkk

      Excluir
    10. Acho que oq mais encanta e atrai a todos é a pureza e inocência tão engraçada daquelas crianças *---*

      Excluir
    11. a simplicidade das historias é o que encanta .

      Excluir
  2. Prefiro mangá.. Mas histórias em quadrinhos são legais tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoooro mangá!!!!! Mas tbm adoro turma da monica, dou muita risada kkkkkk

      Excluir
    2. O mais engraçado é a Turma da Mônica Jovem tentando imitar o mangá e ficar mais parecida com a Marvel kkkkkkk

      Excluir
    3. Ja ouvir , dizes que eles tentam imitar tbm , mas passar ate ser legal poh

      Excluir
    4. É legal sim, mas acho que tentaram pq é um estilo que os jovens gostam mt..

      Excluir
    5. Ficou super legal, mas o estilo do desenho ficou mais parecido com o da Marvel dq um mangá kkkkkk

      Excluir
    6. tudo jogo de marketing pra atrai os jovens que eram fans desde crianças .

      Excluir
  3. Sim Lucas, tbm prefiro mangá, e gosto tbm de anime, gosto muito kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anime é demaaais... nao tem idade pra assistir e tem historias hilaaaarias *--* amoo kkkkk

      Excluir
    2. Anime eu ja ñ curto muito não .

      Excluir
    3. Manga e anime , é vida em , Narutoooo é o mais loko

      Excluir
    4. Prefiro One Piece u.u kkkkkkkkkk

      Excluir
    5. fairy tail , e muito bom a erza scarlet e machona que nem a mônica , e ambas no fundo tem um coração doce

      Excluir
  4. Nem fala mano, anime é mt bom, amo muito, viciado, paixão kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem da pra perceber Pedro kkkkkkkk

      Excluir
    2. Ahh cara, é que tipo, as historias em quadrinhos focam mais nas cranças, ensinam coisas, a turma da monica teen, ensina pros jovens, mas tipo. naruto ensina de tudo, muita gente tem preconceito por ser anime, mas é muito bom

      Excluir
    3. Isso é verdade, muita gente tem preconceito, mas vai do olhar critico de cada um

      Excluir
    4. O ruim é que tem gente que nunca assistiu nem nada e fala que não gosta e tal..

      Excluir
    5. Ouvi uma vez que não existem maneiras certas para se gostar de uma obra, mas existem maneiras erradas para não gostar.. só não lembro de quem falou kk

      Excluir
    6. Ahh ja ouvi isso em algum lugar kkk e é verdade né? tipo.. muitas vezes não sabemos o conceito e julgamos

      Excluir
    7. Sim, nós seres humanos temos isso de julgar antes de conhecer, e com uma obra, temos que saber sobre ela primeiro para depois criticar

      Excluir
    8. e a critica tem que ter fundamento, se não...

      Excluir
    9. Cheguei amiguinhos, concordo com vcs, acredito que o ser humano tem muito preconceito com tudo, inclusive com a arte, e muitas vezes deixam de aproveitar uma sensação extraordinária, por que simplesmente acharam "feio"

      Excluir
    10. nossa nen da pra perceber que vc gosta de anime né naruto

      Excluir
    11. Meeew.... quem diz que nao gosta de anime, e que anime é ddesenho de criança, fala isso pq nunca acompanhou algum de vdd...

      Excluir
    12. Varios animes transmitem muito mais conhecimento dq as pessoas imaginam, principalmente cultural *---*

      Excluir
    13. Cara passei um bom tempo assistindo anime,era quase um vicio , so que com o tempo fui ficando sem tempo kkk , mas ainda gosto muito ,gosto de Fairy tail , é como a turma da monica , mostra diversas personalidades nos personagem , é tudo vai se resumindo em união. Isso é legal.

      Excluir
  5. Meninas, vcs poderiam postar sobre mangá e anime né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #apoio kkkkkkkkk seria dahora!! Que mangá vc mais curte Pedro? Nao vou perguntar sobre anime pq ta óbvio né kkkkkk

      Excluir
    2. Eu tbm curto anime , e tbm é Naruto , muito mais q joia , esse papo do assunto ser isso ,, eu quero , vamos lá #ANIME&MANGA Õ/

      Excluir
  6. Quando eu era menor, tinha várias revistinhas da Turma da Mônica. Até hoje eu leio algumas pois nunca deixa de ser legal. Adorei. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu tinha uma coleção.. até da turma jovem, adorava imprimir os desenhos e pintar kkkk eu era a Marina kkkkkk

      Excluir
    2. Minha irmã tem uma coleção enoooorme da turma jovem kkkkkkk eu aproveito e leio todas kkkkkkk

      Excluir
    3. Eu , não tenho mais , porem se esbarro com alguma , leio se possível .

      Excluir
    4. nunca fui de ter coleção mas adorava ler as que tinha na biblioteca da escola

      Excluir
  7. Quando eu era menor adorava historias de quadrinhos bjus Emilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das crianças gostam, é mt legal *--*

      Excluir
    2. as crianças , que ainda vivem , um pouco pelo menos 40% q seja no mundo de antigamente , q vive como eu vivia pelo menos , acredito que gosta de ler turma - da mônica e tds outros quadrinho a fora .

      Excluir
    3. Meu pai gosta muito de tio patinhas, zé carioca kkkkkk muito legal cara, se formos ver tem muitos

      Excluir
    4. O bom dos quadrinhos é que estimulam as crianças a lerem *---*

      Excluir
    5. Mano eu ja muito tio patinhas kkk , dahora , E tenho um priminho , q ele ''pira'' nós desenhos antigos .. mas antigos mesmo . que nem eu conheço só minha mãe :P

      Excluir
    6. Ta ai , uma coisa que para mim , ñ tem idade , eu ainda atenho e leio mesmo q seja repetido , tenho prazer em ler-los

      Excluir
    7. nunca achei alguém que não gostasse da turma da mônica :)

      Excluir
  8. Eu sempre gostei de ler, e comecei com turma da monica e tal.. gosto muito da mafalda também, ja vi muitos outros, acho que é tio patinhas.. não lembro direito kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem um que eu vejo minh sobrinha vendo muito aqui em casa é Luluzinha , acho q assim q tem o bolinha e a turma , é outro q acho legal para crianças . só ñ sei se tem em quadrinhos , Mas tem desenho .

      Excluir
    2. Tem quadrinhos sim!! tbm adorooo kkkkk gosto de ver animado tbm, adoro ver cine gibi da monica kkkkkk

      Excluir
    3. Isso que é dahora cara.... a maioria das crianças começam a ler pelos quadrinhos *--* podemos dizer que eles são o início do encanto por leitura ♡

      Excluir
    4. Podemos dizer não , eles , são pq as cores o desenhos , aquelas falas tipo '' PAFFFFFT '' ñ sei bem se é assim , mas são essas coisas q chamam a atenção que prende e conquista mt delas

      Excluir
    5. Realmente estão certo , pq é a partir dai que eles ''criam'' coragem motivação para ler outro e outros .

      Excluir
    6. kkkkk nossa , essas coisas como '' PAFT'' é o melhor , eu fico im imaginando sabe , é hilario .

      Excluir
    7. não é uma leitura pesada , cansativa , e sim motivadora , e divertida , isso prende e encanta as crianças :)

      Excluir
  9. muito legal até hj eu amo a turma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais dahora da turma é que todos os personagens sempre se encaixam com algum dos nossos amigos kkkkkkkk

      Excluir
    2. tenho amgs de tds tipooos , e me divirto com eles .

      Excluir
    3. até pq amgs , são um pedaço de nós e na turma da mônica mostra bem isso , fazem atravessuras juntos , cressem junto .

      Excluir
    4. Beem isso Marlon kkkkkkk é como se fosse a nossa história *---*

      Excluir
    5. da pra identificarmos e ver até mesmo nossos amigos no personagem kkk

      Excluir
  10. Muito interessante , sou muito feliz na horas vagas Graças a esse criador de HQs xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm era , quando menor , agr trabalho , ñ tenho muito tempo , mas era meu passatempo favorito , em aulas de leitura tbm .

      Excluir
    2. Isso é considerado um arte do cinema não é mesmo ?

      Excluir
    3. É sim, os primeiros animados foram filmes, mudos, preto e branco e tal..

      Excluir
    4. sim , por exemplo , o grade Charles chapin

      Excluir
    5. é um otimo passa tempo mesmo :)

      Excluir
  11. O bom desse lance de historias em quadrinhos é que além da leitura que ajuda em muita coisa, tem os desenhos tbm, que incentiva a criatividade das crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente . e nossa imaginação nós eva além , e tbm trem desenhos né ? que eles podem ver e se divertir , e tbm tem outras historias em quadrinhos , tipo Mafalda

      Excluir
    2. Mafalta é mt bom, também, faz criticas á sociedade, governo e tal..

      Excluir
    3. Vdd... Malfata é otimo para a formação crítica das crianças *---*

      Excluir
    4. na minha escola , tem um livro gigantesco da malfada , sempre quis ele para mim , mas nunca foi possível . Porem ela é de mais

      Excluir
  12. Muito legal!Adoro a turma da Monica e também gosto muito de ler as revistinhas.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um HQ da Cleópatra, mt engraçado ♥♥

    ResponderExcluir
  14. Muito legal!Adoro a turma da Monica e também gosto muito de ler as revistinhas.

    ResponderExcluir
  15. Ja li vários turma da Mônica, é apaixonante ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm Caca , tem num um ai não para me dar se quiser ou emprestar , ate pq é um a arte , um '' sabedoria '' e isso ñ se nega .

      Excluir
    2. kkk turma da monica nunca é demais :)

      Excluir
  16. Muito interessante saber qual foi a primeira história em quadrinhos :D

    ResponderExcluir
  17. Os balõezinhos de texto são uma graça :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk bem sua cara falar isso
      Mas sim , eles tbm dão o ar da graça , ''enfeita '' e chama a atenção .

      Excluir
  18. Respostas
    1. Ele é o meu preferido , por fala tudo errado , dou muita risada ;

      Excluir
  19. Amooo le hitóLias em quadLinhos *----* é tão legal e cLiativo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh desenvolve a linguagem tbm das crianças .. kkk e da referencia kkkk

      Excluir
  20. Gosto da turma da monica tbm pq mostra a diversidade de pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. personalidades distintas em cada personagem né , muito boomm

      Excluir
    2. é sim , cada um tem sua característica .. isso que é ar da graça

      Excluir
  21. Isso , é vdd , como eu disss beeeeeeeeeeeeeeeeeem , la em cima , cada um tem sua característica , seja ela , comer de mais , falar errado , ser do sertão da roça , ou quer sr fedido , se agressiva entre ouros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem a inclusão tbm social tbm..

      Excluir
    2. Tem uma personagem cega, uma cadeirante

      Excluir
    3. assim , sim .. tem metida tbm , tipo carminha fru fru

      Excluir
    4. Sim kkkk eles conseguem abordar muitas personalidades, e ensinam que devemos respeitar e gostar das pessoas como elas são

      Excluir
    5. exatamente,essa diversidade e o que deixa as historias muito mais divertida

      Excluir
  22. E muito legal, eu me divirto ate hoje . hehe s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas lembram muito nossa infancia, e como temos uma criança dentro de nós que n envelhece nunca, então, nos divertimos sempre

      Excluir
    2. é sim , pq isso é a unica certeza que temos , De termos um eterna criança dentro de nós .

      Excluir
    3. sim viva a criança que vive dentro da gente , e viva os HQ :)

      Excluir
  23. eu zombo da minha irma até hoje , porque ela se chama mônica tmb , kkk (mesmo ela nao sendo baixinha,gordinha e nem dentuça ) kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk , que engraçado , Imagina se ela fosse ? ia ser pior a Emilly , é zuada com '' Emilly e Alexander '' tbm era u desenho bem legal de ratinhos aventureiro , mas ñ tem gibi deles .

      Excluir
    2. era muito legal , nao perdia kkkk

      Excluir
  24. HQ é muitooo legal *----* e divertido turma da mônica <3

    ResponderExcluir